Pesquisar este blog

Para baixar o arquivo mp3 clique com o botão direito do mouse sobre o link e escolha salvar.

2 Timoteo 1:7-18 - Mario Persona, Valfredo Pereira

2 Timóteo 1:7-18 - Mario Persona, Valfredo Pereira
http://files.3minutos.net/ministerio/2-Timoteo-1-7a18-Mario-Persona-Valfredo-Pereira.mp3

Transcrição do áudio:


2 Timóteo 1:7-18
Mario Persona – Valfredo Pereira (Peixe)

Mario Persona: Em Atos capítulo 5 nós encontramos Ananias e Safra, dois que haviam mentido para o Espírito Santo e caíram mortos; receberam juízo, a paga por aquilo que haviam feito - haviam praticado um pecado para morte - como é chamado em outro lugar, ou seja, um pecado que exigia que eles fossem tirados da terra. Deus muitas vezes não permite alguns pecados, ou algum andar de um crente e o leva embora, porque ele não está servindo nem um pouco para o testemunho aqui, e assim que foram mortos, nós vemos a continuação no versículo 11:

“E houve um grande temor em toda a igreja, e em todos os que ouviram estas coisas. E muitos sinais e prodígios eram feitos entre o povo pelas mãos dos apóstolos. E estavam todos unanimemente no alpendre de Salomão. Dos outros, porém, ninguém ousava ajuntar-se a eles; mas o povo tinha-os em grande estima. E a multidão dos que criam no Senhor, tanto homens como mulheres, crescia cada vez mais. De sorte que transportavam os enfermos para as ruas, e os punham em leitos e em camilhas para que ao menos a sombra de Pedro, quando este passasse, cobrisse alguns deles. E até das cidades circunvizinhas concorria muita gente a Jerusalém, conduzindo enfermos e atormentados de espíritos imundos; os quais eram todos curados.” Atos 5:11-16

Esse era o início da igreja, nós vemos que ainda que eles não entendessem completamente o que era a igreja, o corpo de Cristo - uma vez que era um mistério que ainda havia de ser revelado a Paulo. Muitas vezes nós encontramos na Palavra de Deus pessoas agindo já dentro de uma determinada esfera ou circunstância, mesmo sem saber o que está acontecendo. E aqui eram esses cristãos, eles ainda frequentavam o alpendre de Salomão ali no templo, mas, obviamente, eles eram distintos agora do restante dos judeus, tanto que os incrédulos nem ousavam se juntar a eles, mas os tinham em grande estima, ou seja, os respeitavam grandemente, porque viam os sinais que estavam acontecendo.

Quando nós lemos no versículo 16, hoje, na cristandade a gente vê muitas campanhas e curas e tudo mais na TV, no rádio, multidões vão a templos, e os seus pregadores argumentam que aquilo ali é realmente Deus agindo, e o que estava acontecendo no princípio, mas não é, quando lemos o versículo 16, lemos que - todos eram curados - ou seja, não saia um ali sem ter sido curado, não era um ou outro, TODOS eram curados. E até colocavam as pessoas para que a sombra de Pedro passasse sobre elas, e depois, mais adiante também, levavam lenços para Paulo, então, tinha toda uma movimentação, e pessoas chegando, se convertendo, sendo batizadas, e a igreja crescendo em grande número, e havia poder, havia regozijo e alegria, havia amor entre os irmãos, eles dividiam de uma maneira até a repartir tudo, então era uma coisa totalmente nova e em grande poder.

E agora, nós chegamos a 2 Timóteo, e o que nós vamos ver: o estado lamentável que já havia se instalado na igreja, já havia se instalado no testemunho da igreja. Nós começamos a ler 2 Timóteo, e agora a admoestação é diferente aqui, é como que para suportar os dias difíceis; se 1 Timóteo dizia como andar na casa de Deus, que é coluna e firmeza da verdade, 2 Timóteo nos fala da grande casa, onde há vasos de honra, vasos de desonra, onde há abandono, onde a doutrina de Paulo é totalmente deixada para trás. Ele exorta aqui, para que eles, Timóteo então, se lembrasse das sãs palavras:

“Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.” 2 Timóteo 1:13

Nesse estado agora de ruína, são dadas então instruções de como proceder; uma delas é o versículo 7: “Porque Deus não nos deu o espírito de temor” 2 Timóteo 1:7. Ou seja, não é para se intimidar, porque existe ruína; - ah, tá tudo ruim, melhor ficar em casa, e não saio mais na rua! Não é assim! Deus não nos deu o espírito de temor, o cristão não é um tímido para ficar se escondendo nas sombras, Deus não nos deu o espírito de temor; mas de fortaleza, de amor e de moderação, se fosse só de fortaleza, nós seríamos pessoas impossíveis; sairíamos brigando com todo mundo, defendendo a nossa fé até com armas se fosse preciso, mas não, é de fortaleza, porque realmente precisamos resistir às tentativas de corromper a sã doutrina, porém com amor; fortaleza, amor, e moderação; a moderação nos fala de não pressionarmos as coisas, não tentarmos resolver as coisas ou impor nossas ideias, mas sermos moderados, fazermos as coisas com calma, esperando no Senhor, o Senhor uma hora revela, Ele mostra.

Nós passamos já por muitas questões entre os irmãos, não só aqui, mas em todo o mundo, e a primeira reação é geralmente querer mudar tudo, querer resolver, partir para solução, e não é assim nas coisas de Deus, é esperar, orar, esperar Ele revelar como vai ser, e simplesmente usar esse espírito de moderação, e em amor também, é a maneira de se tratar as coisas de Deus. E então, tem 3 vezes aqui; porque poderia acontecer que Timóteo tivesse visto aquele grande início ou parte dele, ele aparece no capitulo 15 de Atos, mas pode ser que ele tenha vivido já aquela expansão toda do evangelho, visto aquelas curas, aquela coisa toda, e agora estivesse desanimado, porque as coisas não eram mais daquele jeito em 2 Timóteo. É o fim da vida, da carreira de Paulo, é a última carta que ele escreve, ele está preso, embora ele chame de “prisioneiro do Senhor”, tem um versículo que ele diz, que é prisioneiro, no versículo 8, ele não se considerava prisioneiro de Roma, mas ele sabia que as circunstancias Deus havia permitido, até para que ele ganhasse uma audiência cativa, porque tinham soldados que eram algemados a Paulo, o prisioneiro muitas vezes precisava ficar algemado a um soldado para evitar fugir, e essa era realmente uma audiência cativa, que aquele soldado acabava escutando o evangelho direto, e muitos se converteram. Nós vemos depois na própria Roma, na carta aos Romanos é feita menção até aos da família de César; certamente eram familiares que escutavam dos seus servos, que por sua vez deviam escutar de soldados convertidos, que por sua vez deviam ter escutado o evangelho de Paulo.

Mas aqui, quando ele fala no versículo 8, ele dá um ânimo para Timóteo, “não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor”, isso é para nós hoje também não nos envergonharmos. - Ah! Mas está tudo tão fraco, tanta fraqueza, cada vez mais cadeiras, menos irmãos! - Não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor. - Ah mas a ruína!... - Não te envergonhes do testemunho de nosso Senhor. Por quê? Porque o testemunho é do Senhor, o Senhor não mudou; mudam as pessoas, muda o estado de ânimo, mudam as circunstâncias, mas o Senhor permanece.

Depois ele vai falar que – esse Senhor é o que nos salvou, no versículo 9: “que nos salvou, e chamou com uma santa vocação; não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos” 2 Timóteo 1:9. Ou seja, não foi uma coisa de última hora, Deus tinha nos seus desígnios já a obra de Cristo na cruz, a formação da igreja, tudo estava previamente planejado nos desígnios eternos de Deus antes dos tempos dos séculos, porque a gente vai achar que agora falhou? Simplesmente não deu certo, aquilo que Deus planejou não deu certo - Não! De maneira alguma! Tudo estava previsto desde os tempos eternos. Para vergonha nossa a ruína, sim, não que isso justifique a ruína, isso é uma vergonha nossa, mas isso aqui é para trazer ânimo para Timóteo, e a nós para não nos envergonharmos do testemunho, porque o próprio Paulo fala no versículo 12, que ele não se envergonhava - “Por cuja causa padeço também isto, mas não me envergonho” 2 Timóteo 1:12, e pela terceira vez, é como se ele falasse: eu, tu, ele... porque ele fala: - eu não me envergonho, tu não te envergonhes...

E no versículo 16, “O Senhor conceda misericórdia à casa de Onesíforo, porque muitas vezes me recreou, e não se envergonhou das minhas cadeias” 2 Timóteo 1:16. Ele não se envergonhou. Isso é um consolo para nós que vivemos num tempo de tanta fraqueza, para não nos intimidarmos diante das circunstâncias e da fraqueza que hoje assola, mas lembrarmos de que o Senhor é o mesmo, esse Senhor é o mesmo, Ele anulou a morte, no versículo 10 (ao invés de “aboliu a morte” a melhor palavra seria “anulou a morte”) ...e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho. 2 Timóteo 1:10. E esse evangelho em Romanos 14, fala que é o “poder de Deus, para a salvação de todo aquele que crê”, não estamos lidando com algo fraco, de pouca importância.

Quando nós vemos naqueles documentários, os homens que são levados para desarmar bombas, eles vão todos paramentados, com um monte de proteções, porque sabem que estão lidando com uma coisa extremamente explosiva. Pode ser um pacotinho de um tamanho de um maço de cigarros, mas eles sabem que aquilo ali pode matar muita gente. O evangelho é o poder de Deus para a salvação de todo aquele que crê, esse poder não diminuiu; desde que Cristo morreu na cruz e ressuscitou permanece o mesmo poder de Deus, e a gente vê como Deus todos os dias, nós vemos exemplos disso, em Deus salvando vidas, salvando pessoas, levando pessoas a crerem no Senhor, fazendo coisas que às vezes a gente nem acredita, não é? Como? Esse? Eu? Como Deus pode me salvar! Mas Ele é o poder, o evangelho é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê, e não há razão para nos envergonharmos, por maior que seja a ruína, nos entristecemos sim, mas não nos envergonharmos.

Valfredo Pereira “Peixe”: Uma coisa no versículo 9: “Que nos salvou, e chamou com uma santa vocação” 2 Timóteo 1:9. Essa vocação nós sabemos que ela é uma chamada celestial, então quando essas aflições do evangelho no versículo 8 chegam, o que faz com que as pessoas realmente, como Timóteo e outros cristãos, o que faz com que elas tenham ânimo para prosseguir, não se envergonhem do evangelho, tenham coragem, é chamá-los a essa vocação celestial, saber que a esperança não é aqui na terra, e que há um lugar nos céus onde Cristo já está glorificado e para lá também irão os seus, e eles então são animados, encorajados a esse lugar, e no final do versículo 9 , “não segundo as nossas obras, mas segundo o seu próprio propósito e graça que nos foi dada em Cristo Jesus antes dos tempos dos séculos” 2 Timóteo 1:9. Essa expressão: tempos dos séculos é bem interessante; essa chamada celestial é algo que estava oculto em Deus, é parte da igreja. Essa porção é da igreja, e estava oculta em Deus, e não estava oculta no Antigo Testamento.

Então essa expressão nos foi dada em Cristo Jesus “antes dos tempos dos séculos”. É muito interessante porque o Senhor usou essa expressão “século”, para dois séculos: quero dizer aqui que século não se trata de cem anos, século é esse tempo em que Deus tratou com o homem por um determinado tempo, e, nós vemos aqui que antes dos tempos dos séculos, mas que séculos são esses? Antes do tempo dos séculos. O tempo dos séculos, o Senhor falou dele em Mateus 12, versículo 32. O Senhor se referiu a essa expressão, por mais de uma vez nos evangelhos: “E, se qualquer disser alguma palavra contra o Filho do homem, ser-lhe-á perdoado; mas, se alguém falar contra o Espírito Santo, não lhe será perdoado, nem neste século nem no futuro” Mateus 12:32. Ele fala de dois séculos aqui; “este século” Ele fala do tempo da lei, que desde o Sinai foi dada a lei, até a vinda de Cristo, este, é “este século”. E o século futuro é o milênio, é o século do reinado de Cristo aqui nesse mundo, então – antes dos tempos dos séculos- quer dizer, que não era nem nesse século, nem no vindouro que é o século do milênio, o tempo do milênio aqui na terra, então essa expressão, “antes dos tempos dos séculos” aparece outras vezes também nas cartas, refere-se a algo que era antes de Deus ter começado a tratar com o homem. Em 1 Co 2 também fala que – as coisas que o olho não viu, o ouvido não ouviu, nem subiu ao coração dos homens, são as que Deus preparou para os que o amam – isso também se trata do AT, as coisas que não foram reveladas, não foram mostradas no AT, mas depois Deus revelou aos apóstolos, aos profetas do NT, e eles aprenderam e foram inspirados para falar e para escrever pelo Espírito Santo também, diga-se de passagem, e depois foram comunicadas e recebidas também pelo Espírito Santo, isso fala em 1 Co 2. E esse “antes dos tempos dos séculos” é algo antes que Deus começasse a tratar com o homem no AT, isso nos fala da eternidade, Deus tinha seus propósitos, seus desígnios de amor para com o homem, e então Ele propôs em Si mesmo tudo isso que era revelado.

Agora então o Apostolo Paulo está falando isso para quem? Para Timóteo, que estava contemplando a chegada dessa ruína, e contemplando as perseguições, os sofrimentos, as aflições que o evangelho, por assim dizer, impunha sobre aqueles que o seguisse verdadeiramente, porque alguns deles cita aqui, Figelo e Hermógenes, não diz que eles tinham abandonado a fé, mas tinham abandonado a Paulo, talvez fosse muita carga que eles mesmos não conseguiam arcar com essa carga, levar essa carga, porque realmente eram tempos muitos trabalhosos, tempos muito perigosos, e que poderia, não digo que teve esse efeito em Timóteo, mas poderia ser caso de desânimo, então ele esta mostrando, elevando a mente de Timóteo, o coração, o espírito de Timóteo, elevando para sua chamada celestial, mostrando que isso estava nos desígnios eternos de Deus, esse evangelho que causou todo esse sofrimento, todas essas aflições. Então de alguma forma estava ele impulsionando Timóteo a seguir em frente, encorajando-o a seguir em frente, e para nós então, isso é algo de inestimável valor essas palavras, porque também eleva nossos corações, nossas mentes, nossos espíritos, eleva a nossa chamada celestial, e saber que isso não foi revelado até que chegou o NT, até que chegou essa revelação de Paulo sobre a igreja, sobre essa chamada celestial.

Mario Persona: Existe desanimo sempre que existem provas e as circunstâncias são contrárias, é comum nos corrermos para algo mais motivacional que tente explicar com a psicologia, mudanças de atitude, alguma coisa desse tipo, existe muitos livros cristãos que tentam combater o sofrimento, a dor, a morte, o desânimo, de forma motivacional, falando um monte de coisas bonitas, e tratando também de questões de psicologia humana. Mas, aqui nós aprendemos que a única fonte de real poder para nós enfrentarmos a dificuldade, a tristeza, o desânimo é Cristo e Sua morte, é a obra de Cristo. Quando no AT os servos do profeta, Eliseu, deixaram cair um machado emprestado num rio, eles ficam desesperados porque ele era emprestado, o ferro do machado caiu no rio, soltou o cabo e caiu no rio, eles vão falar com o profeta e o profeta pergunta: – onde foi que caiu? Eles levam até o lugar onde tinha caído, ou seja, voltam ao ponto onde havia sido o problema, e ai eles jogam um madeiro na água, um pedaço de pau na água, e o ferro do machado flutua, aquilo ali era uma figura de Cristo, da cruz de Cristo quando ela é aplicada à situação, volta onde estava o problema, e aplica a cruz ali.

E Paulo está fazendo isso agora, está aplicando a cruz nessa situação também, porque a solução é sempre a mesma, é voltar à cruz de Cristo, voltar a Cristo crucificado e ressuscitado - que nos salvou - vers. 9 e vers. 10- “E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho” 2 Timóteo 1:10. Quando Ele aboliu a morte? (ou quando Ele “anulou a morte” seria a tradução melhor); quando foi que Ele anulou a morte se a morte está aí; o tempo todo estamos sujeitos à morte, estamos vendo pessoas morrerem ao nosso lado. Irmãos em Cristo que morrem todo tempo, como então Cristo anulou a morte? A morte foi anulada pela Sua obra. Morreu na cruz, ressuscitou ao terceiro dia. Ele anulou a morte, mas como ela foi anulada se ela está ai?

Estava pensando nisso hoje de manhã, quando li essa passagem e pensei numa situação. Imagine você, está embaixo de um edifício que é bombardeado, ou que sofre um terremoto e tudo vem abaixo e de repente você se encontra preso naquele imenso estacionamento subterrâneo, totalmente no escuro, sabendo que vai morrer ali de fome, de sede ou de frio se ninguém o encontrar. O que fazer? Não há o que fazer, e essa é situação do homem antes da obra de Cristo, o medo da morte. Em Hebreus capitulo 2, vers. 14 ele diz: “E, visto como os filhos participam da carne e do sangue, também ele participou das mesmas coisas, para que pela morte aniquilasse o que tinha o império da morte, isto é, o diabo; E livrasse todos os que, com medo da morte, estavam por toda a vida sujeitos à servidão” Hebreus 2:14-15. Ele libertou esses que estavam como com medo da morte; o medo da morte nos colocava em servidão do Diabo.

Outro dia vi um documentário que aparecia um pai num país do oriente, não sei se Indonésia, ou Filipinas algum desses países, aonde a religião é islâmica ou budista, e ele desesperado porque havia perdido o filho dele, mas ele chorava desesperadamente, e depois ele volta outra dia à sepultura, para levar alimentos, levar comida para o espírito do filho, mas chorando copiosamente, desesperado, sem solução, porque em todas essas religiões, não cristãs, não tem solução para morte, não existe uma solução, é desespero só. Morrem de medo, de desespero; às vezes vemos noticiários nos países islâmicos quando acontece um enterro, um funeral, as pessoas rasgam a roupa, rolam no chão desesperadas, gritam, desmaiam, por quê? Porque a morte é desesperadora, é o medo, não tem solução. Eu estava pensando, imagine você preso num subterrâneo de um prédio que ruiu, e no escuro, sem solução, mas aí você vê que alguém lá do outro lado do estacionamento desse prédio, alguém conseguiu derrubar uma parede e a luz do sol está entrando por lá, isso é Cristo.

Ele veio tomou o mesmo lugar de terror, de morte, de aflição, do ser humano, só que Ele derrubou a parede, Ele anulou a morte, mas eu estou ainda do lado de cá do estacionamento, e vai levar um tempo até eu caminhar até lá, mas tudo bem, mudou a minha percepção da morte, eu vou caminhar tranquilamente porque eu vejo a luz já, eu vejo a saída. Ele abriu a saída agora, a disposição minha agora é completamente diferente daquela que eu tinha 10 minutos antes quando estava tudo escuro e não havia solução. E assim é a vida do cristão hoje, ele já sabe, ele vê a parede derrubada, a saída, o sol entrando pela saída, e claro, ele vai andar até lá, vai levar um tempo até chegar lá, mas tudo bem, a saída está lá e não vai mudar de lugar!

E assim é hoje o cristão, ele vê a luz, no versículo 10: – E que é manifesta agora pela aparição de nosso Salvador Jesus Cristo, o qual aboliu a morte, – “anulou” a morte, a morte esta anulada, mas ela continua? Sim, mas a saída está aberta, – “e trouxe à luz a vida e a incorrupção pelo evangelho” 2 Timóteo 1:10. E é para aí que a gente corre, todas as vezes que, vêm o desânimo, a aflição, a ruína toma conta da cristandade. Nós podemos nos sentir enfraquecidos mas, a saída está lá. Ele já fez, é voltar para cruz, é voltar para o lugar, onde tudo começa na vida do cristão, a cruz de Cristo, a Sua morte e Sua ressurreição.